Pensar o futebol como um objeto de interesse das produções midiáticas. Entender a relação entre o esporte e a comunicação como um processo constitutivo de certas práticas culturais inseridas dentro de um contexto sócio histórico.
-AS NARRATIVAS DE CONSUMO DE CIDADES
Estudo comparativo entre diferentes narrativas sobre cidades direcionadas para o consumo tanto turístico quanto de megaeventos. A proposta é pesquisar os guias de cidades para os megaeventos e as páginas oficiais da administração da cidade visando compreender as diferentes experiências de promoções das cidades.
Projetos de Extensão:
-EU ME (RE) APRESENTO: MEMÓRIAS E PRODUÇÕES MIDIÁTICAS NA MUDANÇA DE IMAGEM DO CONJUNTO PALMEIRAS
Tem por objetivo trabalhar a imagem de maneira positiva do Conjunto Palmeiras, um bairro periférico de Fortaleza, considerado o de possui o pior IDH e o mais violento da cidade. Para tanto, pretende-se desenvolver atividades nas áreas de Publicidade e Propaganda, Jornalismo e Cinema e Audiovisual. Por meio de oficinas e pesquisas de outras experiências em comunicação e cultura desenvolvidas em outras comunidades carentes.
-FORTALEZA EM RITMO DE COPA DO MUNDO DE FUTEBOL: UM DIÁLOGO COM O CONJUNTO PALMEIRA
As cidades tornam-se produtos de consumo, cujas imagens estão constantemente sendo reelaboradas/resignificadas para atender, primordialmente, às demandas econômicas. As imagens incentivam o fluxo de turistas, transformando as cidades em campos gravitacionais onde os gestores podem captar recursos. Essa estratégia tem sido um fenômeno emblemático na contemporaneidade. O incentivo à protagonização de mensagens publicitárias sobre as cidades nos meios de comunicação tornou-se uma forma eficiente na transformação do imaginário, principalmente, quando as estratégias são direcionadas ao turismo ou a grandes eventos. Fortaleza foi uma das cidades escolhidas para sediar esse evento de dimensão mundial que é a Copa do Mundo de Futebol de 2014. Inicialmente, abrigará a Copa das Confederações. O estádio Castelão (Governador Plácido Castelo), inaugurado em 1973, pelo então governador do estado, Cesar Cals de Oliveira Filho, passou por uma reforma, que inclui dentre outras mudanças a ampliação da capacidade de receber torcedores, além de estruturas de transporte, alimentação e segurança. A cidade se transforma em um canteiro de obras, principalmente nas proximidades do estádio que sediará o evento e nas áreas consideradas turísticas. A arena Castelão, as mudanças no trânsito, o Metrofor, por exemplo, são faces da poliédrica transformação que a cidade vive. São signos de uma identidade moderna que a cidade quer buscar para si. Entretanto, as luzes emitidas por esses signos não atingem todos os cantos da cidade com o mesmo brilho e intensidade. Bem pertinho do Castelão, à apenas dois quilômetros dali, está o Conjunto Palmeiras. Trata-se de um bairro periférico, conhecido pela exclusão social e seus resultados nefastos, mas também pelas lutas históricas e pelas atividades políticas, econômicas culturais e sociais que seus moradores, historicamente, tem realizado.
Áreas de Interesse: Publicidade e Propaganda
Marketing
Comunicação
Disciplinas:
Total de Créditos
Universidade Federal do Ceará
Instituto de Cultura e Arte (ICA)
Fone (85) 3366-9223
Av. Mister Hull, s/n - Campus do Pici - Fortaleza-Ceará - CEP: 60.440-554